quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Energia Hidrelétrica

 Nosso mundo não é chamado de "Planeta Azul" a toa. Cerca de 2/3 de toda a superfície terrestre é formada por água, desde calotas polares até rios e lagos. Foi pensando nessa superioridade em números e na força das águas que o homem teve a ideia de produzir energia a partir desses fatores! Daí vem o nome "Hidrelétrica" (Hidra de Água).
 Mas para aproveitar dessa força e convertê-la em energia, um grande processo da instalação de barragens e aparelhagens é necessário.
 Geralmente, tudo começa com a construção de um dique que pode acumular a água em barragens ou obrigar o fluxo natural da água a seguir por dentro dele. A água que é acumulada nas barragens permanecerá sem fluir até que uma quantidade suficiente consiga gerar energia cinética continua em lâminas localizadas dentro da barragem. Essas lâminas irão girar, ativando um motor que irá abastecer a chamada casa de energia que, por sua vez, é o local onde se armazena e até se administra a energia criada nesse processo. Observe:

 É interessante que, após fazer girar as turbinas/lâminas, a água sai pelos "canais de fuga" e volta ao seu leito normal.
 Dessa forma, a Energia Hidrelétrica se torna uma das famosas energias "sustentáveis" e limpas, isto é, que não apresentam danos relevantes à natureza por serem fontes de energias renováveis e que não produzem elementos químicos/tóxicos que agem contra o ambiente.
 Mas apesar de todos esses benefícios, as instalações desses equipamentos podem ser um tanto quanto caras e intimidadoras para alguns países, visto que precisamos analisar qual é o "Potencial Hidrelétrico" do mesmo.
 O Potencial Hidrelétrico é o resultado da soma de valores de rios significantemente grandes e correntezas aproveitáveis de um país. Devemos ter em mente que não é qualquer rio/fluxo que pode ser alterado e/ou receber uma usina hidrelétrica, pois até as menores das alterações no nível da água pode resultar em estragos grandes na natureza. Sendo assim, observe, numa porcentagem mundial, quais são os países de maiores potenciais:
(clique para expandir)

Veja também a tabela dos maiores consumidores de Energia Hidrelétrica (de 2006 e 2007)

(clique para expandir)

Observe a inclusão e participação importante de países emergentes na tabela (como Brasil, Rússia, Índia e China). Isso tudo atribui-se aos grandes investimentos nessa fonte de energia nos últimos 30 anos.
 No Brasil, a usina de Itaipu é a maior fonte de energia do país, gerando energia até para países vizinhos, como Paraguai e Bolívia.
Para isso, no entanto, foi erguida uma enorme estrutura de concreto e ferro, que represa e desvia a água corrente do rio Paraná, fazendo com que seja enviada com maior força à turbinas onde ocorre a geração de energia. Outras usinas importantes no mundo são: a usina das Três Gargantas, a maior do mundo, localizada na China e a represa Grand Coulee, nos Estados Unidos.

Continue no Geo SPOT! para mais e mais informações e notícias de Fontes de Energia e dê um Plus na suas notas!



O que deseja fazer agora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário