quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Afinal, Para Quê Servem Os Minérios?


  Exploração, Mineração, Escavações... Quantas vezes esses assuntos já não apareceram em algum lugar e nunca paramos para nos perguntar a importância de seus produtos? Aqui vai então uma explicação especial da Geo SPOT! para você, curioso e/ou estudante de geografia!

A exploração mineral é um dos maiores movimentadores da economia mundial, já que boa parte dos minerais presentes nas rochas tem grande utilidade no cotidiano de milhões de pessoas em todo o mundo. Uma rápida olhada ao redor pode surpreender. Basta nos perguntarmos de que são compostos os objetos e as estruturas que nos cercam.
Nas casas, produtos derivados de rochas e minerais espalham-se do chão ao teto: o cimento nas paredes, o cobre nos fios elétricos e o ferro nos encanamentos. Os eletrodomésticos, a tela do computador e até os fertilizantes que permitem a produção dos alimentos trazem em sua composição substâncias provenientes da mineração.
Porém, para que todo esse material chegue a nossas mãos, ocorrem diversos processos desde sua extração até seu manuseio:
Primeiramente, é necessário achar o material na natureza, nas jazidas, locais onde o mineral é encontrado em estado bruto, normalmente misturado a outros minerais.
Depois de estudar o terreno onde se encontra a jazida, começa então a escavação, quando a jazida passa a ser uma mina (daí o termo mineração), onde passa por um novo estudo para se determinar a quantidade e o método a ser utilizado para extração do minério.
Quando começa o processo de extração dos minerais presentes, a mina passa a ser uma lavra, onde o material é separado de outros elementos, já que a maioria deles é encontrada em substâncias como óxidos, sulfatos, etc.

Na economia, a mineração tem grande influencia, pois além de gerar matéria prima para as indústrias metalúrgica e siderúrgica, também gera empregos e influencia na implementação de novas empresas de mineração e tratamento de minerais. Hoje no mundo, as principais empresas de mineração são brasileiras e chinesas, como a Vale (Brasil), a Votorantim (Brasil), a Shenhua (China) e a BHP Billiton (Austrália).
A China, além de maior produtora, é também a maior exportadora de minerais no mundo, já que tem mão de obra barata e enormes jazidas ainda intocadas. Porém, essa busca desenfreada por minério pode causar problemas como, por exemplo, o trabalho escravo em minas subterrâneas, que pode causar até a morte de funcionários, além da devastação de várias planícies e põe em risco até mesmo uma das Sete Maravilhas do Mundo atual, a Grande Muralha da China, que sofre diversos danos devido à escavações ilegais muito próximas aos muros, que em alguns lugares já estão em ruínas segundo pesquisadores.


O Gráfico mostra em toneladas a produção de ferro na China entre 1993 e 2007.
(clique para aumentar)

E para você que visita a Geo SPOT! de São Paulo, uma curiosidade interessante. Você conhece a Pedreira de Mairiporã? É uma gigantesca pedreira exposta! É possível realizar várias atividades turísticas lá. Além disso, é onde algumas grandes empresas trabalham e retiram minérios. Fica ao norte do grande centro de São Paulo e não totaliza nem uma hora e meia de viagem até lá!
O Brasil também tem grande importância no cenário mundial, tendo duas de suas mineradoras entre as maiores no mundo, além de gigantescas jazidas como a Serra dos Carajás, localizada ao norte do Brasil, com quantidades enormes de Ouro, Cobre, Bauxita, Manganês, Estanho e muitos outros minerais em grande escala. É também a maior jazida de Ferro no mundo, gerando interesse de muitas companhias internacionais.


Serra dos Carajás, a maior reserva de ferro do planeta.
Além dos minerais encontrados na Serra dos Carajás, também foram encontrados diversos sitios arqueológicos que evidenciam a presença humana em tempos pré-históricos, o problema é que grande parte desses sítios foi destruída devido a exploração e mineração ilegal.

Os principais alvos de escavações são o Ouro, o Ferro e o Cobre, usados na indústria metalúrgica para produção de diversas peças do nosso dia-a-dia, desde um simples anel até mesmo uma geladeira ou um carro, o que mostra o porquê do potencial econômico da mineração.

Quer saber como funciona alguns dos processos de manuseio e extração de alguns minérios? A Geo SPOT! organizou também um post explicativo de dois processos curiosíssimos!

pesquisas por: Brunno Guttardi
revisão por: Kevin Talarico


O que deseja fazer agora?

6 comentários: