terça-feira, 6 de novembro de 2012

Energia dos Ventos

 Uma das energias mais "simples" de se compreender é a Energia Eólica.
 É uma energia limpa (considerada a mais limpa existente) e renovável.
 Consiste basicamente em aproveitar a força dos ventos para produzir eletricidade ou realizar outras tarefas. Um dos exemplos mais conhecidos do uso do vento é o Moinho, que possui suas hélices especiais para absorver o impacto da energia do vento e realizar ações.
 Realizar ações? Não é simplesmente gerar energia?
 Não! O Moinho de Vento evoluiu com o tempo e já possuiu outras funções. Na Idade Média, onde aparentemente surgiram, os moinhos eram capazes de moer o trigo! O giro das hélices acionava o movimento de algumas engrenagens dentro da torre de pedras onde o moinho se instalava. O posicionamento dessas engrenagens era super importante, pois uma rampa era construída em suas bordas, canalizando o trigo depositado pelos fazendeiros para o meio delas. O movimento contínuo, por fim, era capaz de esmagar e moer o trigo, que era jogado para um andar inferior onde ficavam os produtos finais.
 Foi inspirado nesse conceito que inventaram motores capazes de converter o movimento das hélices em eletricidade! O único problema é que o material exato para se produzir, instalar e manusear essas maravilhosas maquinarias é realmente muito caro! Sem falar que existe uma velocidade máxima que os ventos podem alcançar sem danificar o equipamento, podendo, em casos extremos, levar o equipamento a perca total.
 Veja a seguir como é o interior de um moinho de moer trigo tradicional e o de uma Turbina Eólica moderna:



(clique para aumentar)

 Observe, no topo de ambos os equipamentos, a existência de uma espécie de cata vento. Ele indica a direção do vento! Nos primeiros projetos servia apenas para a orientação do dono do moinho, mas em alguns projetos atuais é capaz de redirecionar as hélices para melhor aproveitamento.
 Observe também a grande quantidade de mecanismos de emergência da Turbina Eólica. Perder um equipamento desse porte não é uma opção para os investidores nessa energia. Ainda assim, com todos esses freios e controles, um acidente ainda pode ocorrer! Como o acidente em Ardrossan (uma província da Escócia) onde o material de aproximadamente 3 milhões de dólares simplesmente explodiu ao não aguentar os ventos de alta potência. A província contava com 15 turbinas do mesmo tipo para suprir a necessidade de energia de 20 mil lares.
(momento exato da explosão captado por um fotógrafo local)
 Quem sabe com invenções e investimentos na energia eólica o mundo consiga produzir a mesma em escala muito maior!! Mas por enquanto, parece que dependeremos dessas luxuosas turbinas de milhões de dólares!
 Talvez esses mecanismos estejam mais próximos de serem criados do que nunca! Como o protótipo WindCube...
 Só nos resta aguardar.

____________________________________________
pesquisas: Brunno Guttardi e Kevin Talarico
____________________________________________



O que deseja fazer agora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário