terça-feira, 6 de novembro de 2012

O Calor Da Terra

 Sempre que vamos a um termas natural, nós presenciamos uma fonte de energia de perto. Sabe qual? A Energia Geotérmica!
 Energia geotérmica, também conhecida como geotermal, é aquela gerada através do calor proveniente do interior da Terra. Esse calor é transformado, na usina geotérmica, em eletricidade. Ainda muito pouco usada por falta de áreas disponíveis para implantação de usinas.
 Mas afinal, se a energia provém do centro da terra, porque há falta de áreas disponíveis para implantação de usinas?
 Existe toda uma pesquisa delicada de terreno que deve ser feita, não é todo terreno que consegue suportar uma "fábrica" de energia gigantesca. Isso tudo decorrente dos seguintes motivos:

1- Não são todos os locais que possuem subsolo fornecedor de energia térmica próximo à superfície - Dessa forma, a busca pela energia seria muito trabalhosa e com gastos astronômicos;

2- Nem todos os solos são fortes o suficiente para sustentar as usinas - Se houver uma concentração de rochas vulcânicas abaixo da usina, de onde se aproveita o calor, o solo deve ser tratado ou naturalmente forte, caso contrário, como em solo que sofreu erosão, é possível que acidentes catastróficos possam deixar a usina destruída.

 Mas não é sempre que as usinas geotérmicas utilizam de um calor maior de 150ºC! Este é o caso dos termas naturais.
 Esse técnica é chamada de "utilização direta" e consiste em simplesmente aproveitar da água quente "gratuita" para os fins determinados pelos utilizadores.
 Existe um grande complexo desse modo aproveitamento de termas naturais no Brasil, o famoso Thermas Dos Laranjais, um parque aquático que fornece uso de grandes piscinas relaxantes e outras atrações turísticas.

 Outra forma de utilizar desse energia são as bombas de calor geotérmico (BCG) que são capazes de controlar o clima de um ambiente, usufruindo do calor para trabalhar como um aquecedor e também de sua mecânica avançada para agir ao contrário, esfriando o ambiente absorvendo o calor externo.

 Por fim, temos as grandes usinas geotérmicas, que trabalham com a conversão desse calor para eletricidade. Isso só ocorre quando a energia fornecida é maior que 150ºC, o que as vezes pode ser um pouco trabalho para se conseguir.
 Observe a estrutura comum de uma usina:

 É interessante observar que, apesar da estrutura ser, quase em sua totalidade, padrão, existem motores diferentes para a conversão de energia.
 Num contexto geral, o solo da base da central geotérmica é feito de sedimentos, assim a chuva pode penetrar o mesmo e reabastecer a usina. Essa água acumulada é aquecida pelo calor subterrâneo e elevada às turbinas que, por sua vez, podem agir das seguintes formas:

Se for um sistema de ciclo binário, a turbina será acionada pelo vapor e logo após o mesmo ira ser resfriado e enviado de volta para um tubo com conexão à entrada de vapor e saída de água, dessa forma o vapor troca calor direto com água e poupa o trabalho da mesma precisar voltar ao reservatório subterrâneo.

Já o sistema a seco é o conceito mais simples, onde o vapor simplesmente aciona a turbina e depois é resfriado (geralmente num câmara separada) e reenviado para o subsolo.

Por fim, o sistema de 'flash' consiste num tanque que procede a turbina. Este tanque ira armazenar uma grande quantidade de vapor até que a pressão se tão grande que gire a turbina bem rápido e por um tempo garantidamente mais contínuo.

__________________________________________

 Agora você pode se perguntar, a Energia Geotérmica é renovável, gratuita e com produção eficiente para cobrir os gastos rapidamente, mas será que apresenta riscos?
 Os riscos existem sim. Existe sempre a possibilidade do subsolo ceder e causar algum pequeno evento vulcânico capaz de destruir a usina. Mas as possibilidades são minúsculas, visto que o local é estudado previamente para evitar esse tipo de complicação.
 No entanto, é possível que um distúrbio à dinâmica terrestre possa ser criado! Afinal, estamos mexendo com um material que é ligado diretamente ao núcleo do nosso planeta!
 De uma forma ou de outra, agora sabemos que a energia elétrica pode ser fornecida pela energia bem debaixo dos nossos pés!
 Basta agora achar um lugar apropriado para usufruirmos da mesma...

_______________________________________________
pesquisas por: Brunno Guttardi e Kevin Talarico
 (entre outras)
_______________________________________________


O que deseja fazer agora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário