terça-feira, 6 de novembro de 2012

As Ondas e as Marés

 Apesar de não ser muito comentada ou divulgada, existe uma Fonte de Energia um tanto quanto interessante em certas praias e mares do nosso planeta: A Energia Oceânica.
 Essa energia também chamada às vezes de Gravitacional (cujo nome também é usado em física para outro evento totalmente diferente) é o simples fato de aproveitarmos a energia da força dos oceanos!
 Existem, como com quase todo tipo de fonte de energia, vários usos e vários métodos que abrangem essa fonte. Antigamente, as marés eram utilizadas apenas para trafegar pelos oceanos e desvendar novas descobertas. Tudo isso, claro, com uma ajudinha dos ventos e da engenharia medieval.
 Mas atualmente existe uma forma de converter a força as águas marítimas em eletricidade!
 É realmente interessante pensar nessa fonte de energia, ainda mais por que uma pergunta não quer calar: Como se obtém essa energia?

 Vamos dividir um Oceano em 3 partes: A parte superficial (zona eufótica), onde ficam as ondas; a parte intermediária (zona disfótica), onde chamaremos de maré; e a parte funda (afótica) chamada de Reino Abissal.
 Cada uma dessas camadas se comportam de uma forma diferente, possui ambientes e eventos totalmente diferentes. Para tirar melhor proveito de cada um desses eventos distintos, foram criados 3 métodos de obtenção de energia, sendo que um deles ainda está em testes.



Energia das Ondas
  O sistema inteligente de obtenção de energia através das ondas funciona da seguinte forma:
 É construída uma espécie de abrigo com um cano na sua parte traseira onde está localizada uma turbina.
 A onda entra pela parte frontal do abrigo, empurrando o ar local em direção do tubo e, consequentemente, girando a turbina, criando energia cinética.
 Quando a onda sai do abrigo ela puxa, de lado de fora do abrigo e através do tubo, o ar para preencher novamente o local, dessa forma forçando o ar a voltar e girar mais uma vez a turbina, aproveitando o evento até o fim.
 Caso você não consiga entender direito através de explicações escrita, dê uma olhada na imagem do lado! (se precisar, clique para aumentar).



Energia das Marés
 As marés, mesmo quando olhamos por cima e não vemos movimento algum, possuem uma correnteza peculiar. O conceito de se obter energia então é simples!
 É construída uma fileira de "postes" que sobem desde o solo até fora das águas com hélices submarinas que captam a força das marés! Simples, não é?
 Mas para implantar essa energia existe um processo muito trabalhoso que envolve a criação de diques extensos desde a praia mais próxima até o local final da fileira de postes. E apesar de não atrapalhar a correnteza normal, pode causar acidentes com animais marinhos, mesmo que sejam construídas barreiras com redes ao redor do local.
 ( E também pode ser instalado na parte inferior de pontes, podendo ser um adicional interessante para as mesmas. )


O Frio das Profundezas
 Foi constatado por mergulhadores que quanto mais afundarmos no mar, maior será o frio!
 Isso é meio óbvio, uma vez visto que a água absorve radiação solar e se aquece mais pra cima e as porções mais submarinas absorvem menores quantidades. Tudo bem, mas... Como tirar proveito disso?
 Um "novo" mecanismo foi criado capaz de criar energia através dessa diferença de climas entre a superfície aquática e suas próprias profundezas! Consiste numa comprida instalação que capta a energia submersa e faz com que a mesma se choque com o calor da superfície, gerando assim energia.
 O problema é que é muito trabalhosa, apesar de ocupar pouco espaço em relação à longitude, ocupa muito espaço em relação a profundidade. Sem falar que a energia só pode ser produzida se houver uma diferença de temperatura de 38 ºF.
 Esse método em avaliação só foi instalado no Hawaii e no Japão.


 Você já tinha imaginado que energia poderia ser produzida de diversas formas num ambiente tão bonito quanto o mar? É incrível o que o homem pode fazer em junção com a natureza! Ensinamentos que eram ensinados desde os tempos das grandes navegações em países asiáticos.
 Mas, para concluir, aqui vai uma dica Geo SPOT!:
 Lembre-se que existe uma diferença importante entre a simples Energia Hidrelétrica e a Energia Oceânica/Gravitacional! (Lembre-se também que "Energia Gravitacional" também é um nome dado a um evento totalmente diferente da física!)

_______________________________
por Kevin Talarico
fontes: Em Meio ao Ambiente da Física (blogspot) e ABC Da Energia.
_______________________________


O que deseja fazer agora?


Nenhum comentário:

Postar um comentário