terça-feira, 6 de novembro de 2012

Um Combustível Antigo

 Mesmo com todas as energias renováveis e alternativas, nós estamos acostumados a utilizar os velhos, poluentes e não-renováveis Combustíveis Fósseis.
 Mas afinal, quem são esses "vilões" do meio ambiente?
 Num resumo geral, combustível fóssil é todo aquele combustível extraído da terra e proveniente de decomposições de seres muito antigos, daí o nome 'fóssil'. Esses materiais já foram utilizados de diversas formas e diversas vezes no decorrer da história humana. Nós da Geo SPOT! pensamos que seria interessante descrever e identificar os principais combustíveis dessa categoria e também como eles foram utilizados nos tempos mais modernos.
Carvão
Consiste em uma substância de aparência preta e rígida, semelhante a uma pedra. Entre os elementos de sua composição estão o carbono, hidrogênio e oxigênio e diversas quantidades de enxofre. Por meio da exploração mineira são extraídos as principais variedades de carvão mineral, como lenhito, antracito e hulha. Nos últimos 25 anos, a produção de carvão mineral em todo o mundo cresceu cerca de 65%. O carvão é dentre os três o recurso mais abundante, e ao mesmo tempo o mais poluente, pois produz 1,37 vezes mais dióxido de carbono do que petróleo, para igual conteúdo energético, emitindo ainda quantidades significativas de outros poluentes do ar, em especial o óxido de nitrogênio, óxido de enxofre e cinzas. Supre ainda cerca de 24% das necessidades primárias de energia mundial.

Petróleo
Formado por uma mistura complexa de hidrocarbonetos. Encontra-se impregnado em rochas porosas, em conjunto com o gás natural e à água, sendo estes locais designados jazidas de petróleo. Apesar de conhecido há muitos séculos, só recentemente seu uso como combustível consolidou-se, sendo que na década de 60 tornou-se o principal elemento combustível da indústria como um todo. As suas reservas mundiais limitam-se a alguns poucos locais em determinados países, na sua maioria localizados no hemisfério sul, sendo que o seu consumo está em sua maioria, em países da América do Norte. Seu emprego na vida moderna é bastante diverso, indo de material combustível de automóveis, aviões, navios e no aquecimento de casas e prédios, é ainda matéria-prima para plásticos, produtos químicos, fertilizantes e tecidos.

Gás Natural

O famoso gás de cozinha é mais leve que o ar, condição vantajosa em questões de aplicação de segurança, constituído em sua maioria por metano. Gás altamente inflamável disponível em reservatórios subterrâneos. Sua queima é menos poluente que a do petróleo ou a do carvão, sendo que seu aproveitamento depende de bombeamento e consequente transporte.Importante fonte de geração de energia e produção industrial, sendo que a sua forma liquefeita e comprimida é também utilizada em veículos automotivos. Sua contribuição para a demanda primária total de energia deve subir em torno de 25% até 2030.

 O carvão, dentre esses outros elementos, já foi muito bem explorado antes mesmo das modernizações! Foi utilizado como combustível para grande máquinas a vapor, como os velhos e primeiros trens.
 Mas se não haviam motores como hoje, como funcionavam essas maquinarias?

 Haviam duas espécies de motor a vapor: O de contrapressão e o de condensação.
 Motores de Contrapressão utilizavam um conceito da física muito antigo, é considerado o motor mais arcaico. O combustível (no caso o carvão) era colocado por um pequeno tubo (para máquinas pequenas) ou por uma grande comporta (para máquinas grandes) e queimado. O material iria emanar uma grande quantidade de vapor, assim então fazendo pressão nas paredes do sistema. Uma dessas paredes iria ceder sempre que a pressão alcançasse um determinado nível e sendo empurrada para frente, esse movimento fazia o sistema de engrenagens rodar e liberar mais carga para ser queimada (em caso de máquinas pequenas) ou seria necessário mais uma remessa da mesma sendo inserida manualmente (máquinas grandes).
 Não deu para entender? Tente dar uma olhadinha nesse .gif animado auto-explicativo.
 O outro conceito de motor, o de condensação, é um conceito utilizado até hoje mas sem precisar desses combustíveis fósseis. É aquele velho sistema que já estamos cansados de ver onde o material é colocado em chamas, produzindo vapor que é levado por um sistema de dutos para movimentar turbinas e assim gerando energia cinética (que pode depois ser convertida em energia elétrica).

  Certo, mas e quanto aos motores atuais que utilizam combustíveis fósseis derivados do petróleo? Como funcionam?
 Chamados de "Motores de Combustão Interna", essas maquinarias atuais possuem tantas subdivisões e tecnologia que merecem estudo aprofundados como aulas técnicas e cursos profissionais. Mas numa visão geral e leiga, é um motor que funciona a partir de uma reação termo-química que ocorre dentro do mesmo e produz energia. Cada subdivisão desses motores (ou seja, uma linhagem de motores) possui a capacidade de reagir com determinado combustível. Os primeiros automóveis possuíam motores capazes de reagir apenas com os combustíveis fósseis mais primitivos, mas hoje em dia possuímos diversas outras fontes de energia para abastecer diversos outros tipos de motores.
 Lembre-se também que esse tipo de motor não é utilizado apenas em automóveis! E muitas vezes confeccionado em escala grande para a produção de eletricidade em massa!


_____________________________________________
pesquisas: Brunno Guttardi e Kevin Talarico
fontes: http://planetadasciencias.blogspot.com.br/2009/05/energia-fossil.html
_____________________________________________



O que deseja fazer agora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário