terça-feira, 6 de novembro de 2012

Uma Impressora de Energia Solar?

 Para introduzir com classe a Energia Solar, pensamos em começar com uma notícia inovadora!
 Dois jovens cientistas que buscam revolucionar o conceito de sustentabilidade inventaram "Placas Solares Portáteis"! Como se não bastasse, essas pequenas placas são produzidas por uma impressora 3D capaz de produzir uma a cada 15 segundos!
 Essa criação de Alex Hornstein e Shawn Frayne (norte-americanos) combate os principais motivos pelos quais a energia solar foi considerada fora de mão: O custo e o clima.
 Com uma placa solar de bolso e uma impressora da mesma também portátil, o usuário pode colocar suas engenhocas em uso quando for de melhor proveito.
 A DIY Solar Pocket Factory Machine é uma impressora 3D capaz de utilizar materiais não tão específicos para produzir as placas. Além de ser de baixo custo e acessível, você pode utilizá-la quando quiser e aonde quiser!

(Garota asiática segurando a placa solar portátil como símbolo de aprovação da tecnologia)
 Mas, vamos lá! O que é Energia Solar? Como funcionam esses mecanismos e por que foram considerados tão fora de mão?
 Energia solar é aquela proveniente do Sol (por meio da luz e calor), absorvida por meio de painéis de células fotovoltáicas e usados para geração de energia elétrica e aquecimento de água e ambientes em algumas casas e edifícios já adaptados à essa tecnologia.
 Isto é, a utilização da energia solar não se restringe à conversar da radiação do Sol em eletricidade, mas o proveito dessa energia! Esse proveito pode ser feito também por alguns recipientes de metal no exterior da casa para aquecer a água, para evaporação fracionária natural (um processo 'químico' para obtermos sais minerais encontrados na água) e simplesmente para iluminarmos nossas casas e continuarmos realizando nossas ações comuns no dia-a-dia. Isto faz da energia solar: limpa, sustentável e tecnicamente gratuita.
 As placas fotovoltáicas, em específico, funcionam da seguinte forma:

Por meio de células fotovoltáicas, adaptadas para receber e processar radiação solar, seja como luz ou calor, transformando em energia elétrica por meio de geradores, porém, a quantidade de energia gerada ainda é pequena se levada em conta a quantidade de radiação recebida.

 A tecnologia de placas e células fotovoltáicas era fora de mais, até então, pelo custo grande para produzir uma pequena placa que não era capaz de produzir uma quantidade de energia interessante e/ou proporcional à quantidade de radiação solar.
 Agora imagine a popularizando dessa tecnologia e toda a exploração da energia solar como um todo? Se já é interessante observar que projetos de finalidade 'simples' (já apresentado em outro post) como o Domespace podem fazer diferença utilizando da simples iluminação solar e uma produção complexa, então qual será o impacto gigantesco que essa nova tecnologia pode causar?
 Você imagina? Está mais perto do que pensávamos.

______________________________________________
pesquisas por: Brunno Guttardi e Kevin Talarico
______________________________________________


O que deseja fazer agora?

Um comentário: